terça-feira, 18 de setembro de 2007

"[...] ponto de chegada e de partida do que se move em direção ao estar parado e do que está parado em direção ao mover-se."




"Segundo o significado específico, próprio de uma certa tradição filosófica, o Átimo tem um significado diferente do agora (v.) ou instante, que é o limite ou condição do tempo, porque representa uma espécie de encontro ou de compromisso entre o tempo e a eternidade. Essa noção remonta a Platão. “O Átimo, dizia ele, parece indicar o que serve de transição entre duas mudanças inversas. A passagem do movimento à calma e vice-versa não tem lugar a partir de uma imobilidade que é ainda imota ou do movimento que é ainda movido. A natureza um pouco estranha do Átimo assenta-se ao meio entre a tranqüilidade e o movimento, embora não esteja ele no tempo e o faz ser ponto de chegada e de partida do que se move em direção ao estar parado e do que está parado em direção ao mover-se.” (Parm., 156 d). Em outros termos, para Platão o Átimo não é nem o tempo nem a eternidade, nem o movimento nem o repouso, mas está entre eles e constitui o seu ponto de encontro." [...] (ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Mestre Jou: São Paulo, 1970.)

Nenhum comentário: